Estilos de mangá


Olá Galera ❤
Hoje vou falar com vocês sobre estilos de mangá. Preparados?
hehe Bom, como vocês devem saber, e se não sabem vão aprender agora, cada mangá que vocês leem são categorizados, mas... como assim?
Exatamente assim, as histórias e o estilo são direcionados para um publico especifico, variando de gênero, idade  e até mesmo estilo.

Temos alguns mais conhecidos como : Shonen e Shoujo. Ambos são para o público infanto Juvenil, porém com algumas diferenças de  tema. O Shonen é mais voltado para o publico masculino e o Shoujo para o feminino. Além, claro, do famoso Fã service, presente no ecchi e nos temas Harém.


Shounen (Fonte JBC)

Eis o estilo de mangá que rompeu fronteiras e levou os quadrinhos japoneses mundo afora. O shounen é o gênero de mangá voltado para o público infanto-juvenil masculino. Revistas famosas como a Shounen JumpShounen SundayShounen Magazine e a Shounen Champion proveram o surgimento de alguns dos maiores sucessos da História dos quadrinhos japoneses. Dragon Ball,  Fullmetal Alchemist, entre tantos outros são exemplos de sucesso dos shounens. Entre as principais características desse estilo estão as histórias sempre voltadas para aventura, comédia e esportes. O traço usado pelos autores, embora seja cartunesco, é detalhado, preciso, forte e atrativo.






Shoujo (Fonte JBC)
Este é o estilo de mangá direcionado para o público infanto-juvenil feminino. Diferente do shounen, seu traço é leve e sua arte clara e menos poluída. As histórias apresentadas nas páginas de um mangá shoujo podem ter aventura e comédia, mas os romances – que podem ou não conter elementos fantásticos – sobressaem no gosto de suas leitoras. Sakura Card CaptorsSailor MoonNana, Merupuri, Fruits Basket, Candy Candy, Rosa de Versalhes, Glass Mask, Aoharaido e Orange estão entre os destaques do gênero.




Ecchi (Fonte JBC)

Apesar de ter ficado estigmatizado fora do Japão como um estilo de mangá, o ecchi, na verdade, é um dos elementos usados em obras voltadas para meninos em sua maioria. É o chamado “fan service”. É aquela pitada de erotismo para apimentar alguma história ou criar alguma situação cômica. Títulos como FreezingVideo Girl AiLove Hina, Ikkitousen, Tenjoh TengeHighschool of the DeadHighschool DxD e Queen’s Blade são exemplares famosos por usarem – e abusarem – desse elemento em suas histórias.





Claro, como não poderia faltar, existem mangás para a galera maior de idade, com histórias menos fantasiosas, muitas vezes com temas cotidianos ou abordando situações mais sérias e até mesmo sexuais ( Seinen e Josei).  Cada qual tem suas próprias abordagens e linguagem. Ainda para o publico adulto, tem algo que é especificamente para a galera que gosta de conteúdo erótico, os famosos Hentai.

Josei (Fonte JBC) 

Resultado de imagem para Private prince
A grosso modo, o Josei seria o equivalente ao gekigá ou ao seinen para o público feminino. Nesse estilo encontramos histórias para mulheres adultas, geralmente sobre o seu cotidiano e seus romances. Porém, diferente do shoujo, o josei é mais realista e raramente elementos fantásticos são usados em suas tramas. A sexualidade também é mais explorada, mas de uma forma sóbria e sem que seja vulgar. Honey and CloverNodame Cantabile e Paradise Kiss são alguns títulos famosos entre os joseis.

Resultado de imagem para ghost in the shell manga

Seinen
(Fonte JBC) 

Surgido ao longo dos anos 1970, o seinen nada mais é que uma versão atualizada do gekigá. As características permanecem as mesmas (temas adultos e traço pesado). São dessa fase grandes sucessos como AkiraÉdenLobo SolitárioGhost in the ShellGantzBlade – A Lâmina do ImortalVagabond e Old Boy.









Gekigá (Fonte JBC) 

Gênero que surgiu ainda durante a década de 1950 para se diferenciar dos quadrinhos voltados para o público infanto-juvenil. O termo gekigá, inclusive, passou a ser usado para fazer oposição ao mangá, que era uma denominação genérica para toda a produção de quadrinhos dessa época no Japão. O gekigá é um gênero direcionado para o público adulto e por isso mesmo seus temas são mais densos. Seu traço é mais pesado e menos cartunesco. As aventuras do matador Golgo 13 é uma das grandes referências dentre os títulos que marcaram esse estilo.
Resultado de imagem para As aventuras do matador Golgo 13

Hentai (Seijin) (FonteJBC)

No Ocidente, incluindo o Brasil, os mangás de cunho erótico voltados para o público adulto ficaram conhecidos como hentai. No entanto, no Japão, esse estilo é conhecido como seijin. Acredita-se que esse gênero surgiu a partir de gravuras eróticas que datam do Período Edo (1600 – 1867). Os temas também são bem variados e para todos os gostos. Os estilos usados por seus mangakás são bem abrangentes: podem ir desde comédias até o terror – e todos com sexo envolvido. Entre os títulos mais famosos publicados no Brasil estão Love JunkiesFutari H e Angel (sob o título Japinhas Safadinhas).

E por fim existem estilos ainda mais específicos, como os voltados para relacionamentos homossexuais, claro, abordando várias situações e contexto. Aqui classificamos como Yuri (relacionamento entre mulheres) e Yaoi (relacionamento entre homens) E de forma menos explicita e mais leve temos os Shoujo ai

Yaoi (Fonte JBC) 

Resultado de imagem para Loveless manga
É uma vertente dos mangás shoujos, por isso mesmo é voltado para garotas – embora alcance também o público gay masculino. Seus temas podem envolver comédia, drama e até aventura, porém, o que o caracteriza são os relacionamentos amorosos entre protagonistas do mesmo sexo – no caso, especificamente homens ou os chamados “bishonens” (rapazes belos e afeminados). 



Yuri (Fonte JBC) 

Resultado de imagem para Citrus manga
Yuri traz basicamente as mesmas características dos yaois (podem ser comédias, aventuras ou dramas). A grande diferença é que neles são mostradas as relações homo-afetivas entre mulheres. Outro detalhe é que, diferente do yaoi, os mangás desse estilo podem ser publicados tanto em revistas de mangás masculinos quanto nas direcionadas para as garotas.



Espero que tenham gostado galera ❤
Até uma próxima 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Miraculous Ladybug e Chat Noir

Jigoku no Enra

Namaikizakari